Releases
(09/09)

Métodos de vistoria e inspeção são tema de palestra na AEAN

No dia 29 de agosto, o engenheiro Felipe Lima ministrou na sede da AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), em Araçatuba (SP), a palestra "Métodos de vistoria e inspeção".

 

De acordo com Lima, a patologia das construções é uma área da engenharia dedicada ao estudo das manifestações patológicas nas edificações, com o objetivo de identificar as suas causas, consequências e possíveis intervenções. Neste sentido, os métodos de vistoria e inspeção são ferramentas fundamentais para o diagnóstico de problemas nas construções. Conceitos relacionados à vistoria predial, técnicas de inspeção, métodos de ensaio e a importância da manutenção preventiva para garantir a durabilidade e o desempenho das edificações devem ser estudados e considerados ao longo do trabalho.

 

“A manutenção de edificações é um dos principais desafios da engenharia civil, especialmente no que diz respeito à durabilidade e segurança. A falta de manutenção ou a sua execução inadequada pode resultar em custos elevados para a correção de problemas e comprometer a integridade estrutural dos edifícios. Nesse contexto, o método de vistoria e inspeção predial é essencial para diagnosticar anomalias de forma precoce, permitindo intervenções que prolonguem a vida útil das construções e garantam a seu desempenho adequado”, explica o engenheiro.

 

Na palestra, o profissional destacou que a vistoria predial é a etapa inicial de qualquer processo de investigação diagnóstica, caracterizada pela observação sensorial e constatação de problemas. Ela é essencial para identificar sinais de deterioração, como fissuras, umidade, falhas de revestimento e problemas estruturais, que podem indicar anomalias mais graves.

 

Por outro lado, a inspeção predial é um processo mais abrangente, que envolve uma análise técnica das anomalias detectadas durante a vistoria. De acordo com a NBR 16747, a inspeção predial visa analisar de forma completa a documentação e o histórico da edificação, classificar a origem dos problemas, avaliar o desempenho, o estado de conservação e a manutenção, além de propor medidas corretivas ou a realização de inspeções especializadas.

 

Importância da manutenção preventiva

 

“A manutenção preventiva é fundamental para garantir o desempenho e a durabilidade das edificações. A sua ausência acelera a degradação dos materiais e compromete a segurança dos usuários. Além disso, edifícios sem um plano de manutenção eficiente tendem a apresentar falhas sistêmicas, como infiltrações, corrosão de armaduras, destacamento de revestimentos e fissuras”, ressaltou Lima.

 

A ABNT NBR 5674 estabelece os parâmetros mínimos para a manutenção das edificações, destacando que a ação preventiva deve ser contínua, evitando que os problemas evoluam para estágios críticos, quando os custos de reparo se tornam significativamente mais elevados.

 

O palestrante finalizou o evento reforçando que a aplicação correta do método de vistoria e inspeção predial é extremamente importante para a segurança e a durabilidade das edificações. “Por meio de uma análise técnica criteriosa e ensaios especializados, é possível identificar com precisão os problemas que afetam as construções e propor intervenções que aumentem a sua vida útil. A manutenção preventiva, aliada a inspeções regulares, contribui diretamente para o desempenho das edificações, reduzindo os custos com reparos corretivos e promovendo um ambiente seguro para os usuários”, concluiu.

 

A abertura da palestra contou com apresentação de vídeo institucional do Crea-SP. Além do conteúdo relevante, ao final da ação houve sorteio de brindes. O certificado de participação está disponível no link https://web.sisobras.com.br/associacao/public/frmAppCertificado.aspx?associacao=33, onde os participantes respondem a uma pesquisa de satisfação sobre o evento.

 

O palestrante

 

O engenheiro civil Felipe Lima, é mestrando em Tecnologia em Construção de Edifícios pelo IPT, pós-graduado em Excelência Construtiva e Anomalias pelo Mackenzie e Técnico em Edificações. Desde 2002, atua na área de Reabilitação de Fachadas e Estruturas e Construção de Edifícios Residenciais. É fundador e Diretor Técnico do escritório FSL Engenharia Consultiva, consultor em Patologia das Construções, palestrante, professor e membro da Divisão Técnica de Engenharia Diagnóstica do Instituto de Engenharia, associado à Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat) e ao Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

 

É coordenador do curso de pós-graduação em Patologia das Construções pelo IPOS, coautor do livro Manual de Engenharia Diagnóstica 2a Ed. e fundador da comunidade ADPAT de Patologia das Construções.

 

Compartilhar:
© 2024 Marcelo teixeira - Todos os direitos reservados Política de Privacidade